REGULAMENTO
KART CLUB DE
JALES
ARTIGO ÚNICO
Os Pilotos deverão estar cientes e de acordo com o
Regulamento Desportivo da categoria. A temporada do Kart Club de Jales será
organizada(o) pelo mesmo.
Questões desportivas
Todas as modificações desportivas no decorrer do
campeonato e depois de aprovadas pelos organizadores serão comunicadas aos
competidores passando a ter validade imediata.
Temporada 2017
Serão realizadas 05(cinco) etapas, sendo uma etapa
a cada 02 (dois) meses a partir do mês de março até o mês de novembro. Todas as
etapas validas pelo campeonato serão realizadas no kartódromo de Penápolis -
SP.
Primeira etapa - março 18/03/2016
Segunda etapa - maio 27/05/2016
Terceira etapa - julho 22/07/2016
Quarta etapa – setembro 30/09/2016
Quinta etapa – novembro 18/11/2016
Obs: As etapas serão adiadas somente em caso de
chuva ou motivo de força maior, caso aconteça a etapa será realizada no próximo
final de semana da data estipulada.
Piloto
Para que o piloto possa participar de cada etapa
será obrigatório a utilização dos itens básicos de segurança, tais como (capacete
com viseiras, tênis ou sapatilhas, protetor de pescoço e macacão).,outros itens
de segurança serão opcionais.
REPAROS DURANTE A BATERIA NÃO SERÁ PERMITIDO, OU
SEJA, SE O KART QUEBROU O PILOTO RETIRA O SEU KART DA PISTA E PARTICIPA DA PRÓXIMA BATERIA.
Observações
*cada item aqui citado é indispensável para sua
segurança e dos demais pilotos.
*proibido o uso de bebidas alcoólicas por pilotos e
quaisquer pessoas que estejam envolvidas com o evento, sendo que os indivíduos que
forem flagrados serão desclassificados das provas.
*somente pilotos e mecânicos poderão fazer uso da
pista.
Kart
*É
obrigatório que todos os equipamentos estejam em perfeito funcionamento, o
veículo deve conter todas as carenagens de segurança, pneus de qualquer marca e
de qualquer cor mas devem estar em bom estado e todos devem ter o para-choque
traseiro.
*A utilização das carenagens no kart é
indispensável para a participação em cada etapa, o kart que estiver sem
qualquer uma das carenagens será automaticamente desclassificado da
bateria/etapa. Com exceção se o piloto conseguir arrumar a carenagem a tempo para
competir, caso a carenagem quebre durante a corrida o piloto poderá continuar a
corrida somente se não oferecer risco para seus companheiros e a si próprio.
Motor
*Poderão participar da temporada 2016 motores:
Yamaha/RD 125, RD 135, RDZ 135. Honda/ CG TITAN 125, CG TITAN 150, CBX 200
STRADA, preparação livre sem limite.
*Combustível é liberado álcool ou gasolina, com uso
do óleo dois tempos de qualquer marca.
*Havendo
suspeita de alteração no combustível, será coletado uma amostra para análise, o
piloto que pedir a analise, arcará com as despesas do mesmo. (confirmado a
adulteração, o piloto perderá os pontos e a premiação da etapa).
Corrida
1ª Parte –
inscrições
Cada piloto devera efetuar o pagamento no valor de
R$ 300,00 reais, referente a temporada inteira de 2016.
Até 13/03/2016 R$ 300,00 reais
Obs: Caso o piloto não queira participar da
temporada inteira ou entre durante, pagará o valor de R$ 100,00 reais por
etapa.
2ª Parte –
Tomada de tempos
A tomada de tempo será realizada de modo simples
por cronometro manual, que será realizada pela comissão do kart Club de Jales.
Será feito um sorteio entre os pilotos para definir
a ordem da tomada de tempo.
Inicio das tomadas de tempo será às 10:30 da manhã.
Cada piloto terá direito a 02 (duas) voltas, será
validada a mais rápida. Em caso de empate será utilizado o tempo da segunda
volta mais rápida, para definição do grid de largada.
O piloto que tiver problemas com o kart na hora da
tomada de tempo terá 10 minutos cronometrados para o reparo do mesmo e estar
posicionado para sua vez, caso não esteja pronto dentro do tempo o piloto será
posicionado no final do grid.
O piloto que entrar na pista e tiver problemas
antes de abrir a volta rápida, terá direito aos 10 minutos para reparo do kart,
os que abrirem volta rápida e tiver algum problemas com o kart, não poderá
fazer nenhum reparo para a tomada de tempo, porém se o piloto rodou na primeira
volta, cancela aquela volta e vai para segunda volta rápida.
Na tomada de tempo, se perder alguma carenagem,
pode continuar e arrumar antes da bateria.
Obs: é proibido fazer reparos no kart dentro da
pista.
3ª Parte –
Baterias
Após a tomada de tempo os pilotos serão informados
sua posição de largada de acordo com a classificação dos tempos. A ordem de
chegada da primeira bateria formará o grid de largada da segunda bateria, a
ordem de chegada da segunda bateria será INVERTIDO para largada da terceira e
ultima bateria.
Após o final das 03 baterias será feita a soma dos
pontos e definido a classificação geral da etapa.
Pontuação da bateria
1º lugar – 12 pontos
2º lugar – 10 pontos
3º lugar – 8 pontos
4º lugar – 6 pontos
5º lugar – 4 pontos
6º lugar – 2 pontos
*Os pilotos que iniciarem a bateria e não
terminarem por problemas, terão 1 ponto por participação.
Largada
O início da primeira bateria terá o horário
determinado pela comissão de acordo com o cronograma, caso algum piloto perceba
algum problema com o kart terá 15 minutos de tolerância para o reparo do mesmo,
(após o termino do tempo não haverá mais tolerância e iniciara a bateria).
Na largada será cobrado do piloto, a utilização dos
equipamentos básicos de segurança.
Todas as
baterias serão lançadas em fila única, tendo duas voltas de apresentação, na terceira
volta todos os pilotos devem prestar atenção no alinhamento dos karts e
respeitar a primeira curva para segurança dos pilotos.
No início da largada, o piloto perceber o problema
no kart, o mesmo deverá levantar a mão e abrir espaço para os outros pilotos
reassumirem as posições, para não prejudicar os outros pilotos.
O fato de falhas técnicas no kart na largada será
considerado como punição e o mesmo recebera bandeira AZUL e deverá ir para
ultima posição, não entrando no meio dos pilotos.
Após a largada pista liberada para um total
de 12 a 15 voltas, sendo determinado pela direção da prova.
Desempate de pontos da etapa.
Será utilizado como critério para desempate o
melhor tempo de cada piloto.
Termo de responsabilidade
Será feito um documento com o nome de todos os
pilotos e os mesmos assinaram se responsabilizando com quaisquer eventualidades
que venham a acontecer.
Bandeiras de sinalização
Verde: início
ou reinício de uma sessão, sendo tomada de tempo ou bateria.
Amarela: quando
mostrada significa um sinal de cuidado e que o piloto NÃO pode ultrapassar.
Azul: se é
mostrada para um determinado kart, indica que há kart mais veloz, ex: líder da
prova, se aproximando rapidamente e que o piloto deverá facilitar a
ultrapassagem, o bandeira deverá indicar manualmente quantos pilotos estão
atrás dele devendo dar passagem.
Vermelha: parada
imediata, interrupção da prova ou da sessão de treino devido a condições muito
perigosas.
Preta: quando
a bandeira preta é mostrada e apontada para um kart, ou mostrada junto com um
número, indica que o piloto daquele kart teve uma atitude extremamente anti-desportiva
e foi desclassificado.
Preta e branco quadriculado: início e fim de corrida ou de sessão de treinos.
Observações
Durante as baterias os pilotos que não estiverem
competindo devem auxiliar na bateria em atividade;
Premiação
* Premiação das etapas será da seguinte forma:
Troféus para os 03 (três) primeiros colocados de
cada etapa somando as 03 (Três) baterias realizadas do dia, do quarto até o
décimo colocado, ganharão medalhas.
*premiação da temporada 2016 será da seguinte forma:
Troféus para os 06 (seis) primeiros colocados na
soma geral de todas as etapas.
*O Piloto Campeão da temporada 2016, receberá dois troféus o de campeão da temporada e o de (POSSE TRANSITÓRIA) troféu este, que será gravado o nome do campeão da temporada e ficara em posse do campeão até que outro piloto conquiste o titulo.
* Em caso de empate da classificação geral o critério de desempate será o numero de vitorias das baterias realizadas durante o ano, caso persistir o empate o segundo critério de desempate é o numero de segundo lugares, persistindo o numero de terceiros lugares e assim sucessivamente até que aja o desempate.
Obs: A entrega dos troféus da temporada 2016 será feita na cidade de jales-sp,na confraternização dos pilotos e familiares, local e data a ser definida pela organização. ( o piloto com direito a premiação que não comparecer na confraternização, vai perder o direito da premiação e o premio ficará com o piloto da colocação seguinte )
* Em caso de empate da classificação geral o critério de desempate será o numero de vitorias das baterias realizadas durante o ano, caso persistir o empate o segundo critério de desempate é o numero de segundo lugares, persistindo o numero de terceiros lugares e assim sucessivamente até que aja o desempate.
Obs: A entrega dos troféus da temporada 2016 será feita na cidade de jales-sp,na confraternização dos pilotos e familiares, local e data a ser definida pela organização. ( o piloto com direito a premiação que não comparecer na confraternização, vai perder o direito da premiação e o premio ficará com o piloto da colocação seguinte )
Das responsabilidades
A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, BEM COMO O KART CLUB DE
JALES, SE EXIMEM DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE CIVIL OU PENAL, POR
INFRAÇÕES COMETIDAS OU ACIDENTES CAUSADOS PELOS PARTICIPANTES OU TERCEIROS,
DURANTE OS TREINOS E AS PROVAS. ESTA RESPONSABILIDADE SERÁ EXCLUSIVAMENTE
DAQUELE QUE AS TENHA COMETIDO, OU DE SEU RESPONSÁVEL LEGAL.
CRONOGRAMA
|
||
MANHÃ
|
Das
8:00 às 10:30
|
treinos
|
10:30 às
11:30
|
Tomadas
de tempos
|
|
TARDE
|
||
11:31
|
Organização/largada
1ª Bateria
|
|
12:00 às 13:30
|
Almoço
|
|
13:31
horas
|
Organização/Largada
2ª Bateria
|
|
14:30
horas
|
Organização/Largada
3ª Bateria
|
|
15:30 horas
|
Entrega
de troféus e medalhas
|
|
*Os horários podem variar no decorrer do evento.
|